16 de maio de 2014

Resenha: O Lado Bom da Vida

Título Original - The Silver Linings Playbook
Autor - Matthew Quick
Trilogia/Saga/Série - Não
Nº de Páginas - 256
Editora/Edição/Ano - Intrínseca/1ª Edição/2013
Gênero - Ficção Americana
Filme - TEEEMMMM!!! (Homônimo)
"Você acha que eu sou mais maluco que você?"

O Lado Bom da Vida foi um livro que me conquistou pelo combo Capa + Nome. Falando sério: você deixaria de comprar um livro indicado por alguém (muito bem recomendado, por sinal), se ele tivesse Bradley Cooper (Pat) e Jennifer Lawrence (Tiffany) na capa? Se sim, você é louco.

Características Físicas do Livro

Pra começo de conversa, eu detesto quando as editoras lançam um livro e depois o relançam com a capa do filme, pelo simples fato de: fica IMPOSSÍVEL encontrar as capas originais. Principalmente quando eles são trilogias/sagas. É como se você fosse obrigado a comprar a versão do livro que eles querem. Tendo isso em mente, observem a contradição: eu amo a capa de filme desse livro. Sério, amo. É uma das minhas preferidas de todos os livros que eu tenho. Como aqui no Brasil, o livro só foi lançado depois do filme, essa é a única versão da capa que temos aqui. Eu dei uma pesquisada nas capas originais do livro e achei essas duas. DU - AS (aqui não lançaram nenhuma) ainda bem.
Enfim, a capa frontal é um close das metades dos rostos de Brad e Jenn (íntima) e possui frases e citações que tem dentro do livro. Na minha opinião, isso atiça a curiosidade e a vontade de ler. A capa de trás tem a sinopse do livro e críticas de jornais americanos, como o People Magazine.
(Essa foto não é minha, peguei no blog Pipoco Musical)
A encadernação do livro é em brochura (huahuahua, amo essa palavra) e ele tem orelhas. Na primeira orelha tem um leve resumo do livro e na orelha do fundo a biografia resumida do autor. A lombada é simples: em preto, com o nome do livro destacado em amarelo e as páginas do livro são daquelas "amarelinhas" papel pólen, anta!, que facilitam a leitura porque não reflete luz (te amo, Intrínseca! ♥). O livro é de tamanho normal e até o final desse post, não achei nenhuma edição pocket.

Considerações Importantes 
O livro é narrado em primeira pessoa, e os capítulos não são numerados, são titulados. Isso me incomoda um pouco, porque há alguns capítulos que eu gosto de reler e né, como não são numerados, fica difícil de lembrar depois, mas não é uma coisa que me faça odiar um livro, até porque o título já passa uma ideia de como o capítulo vai ser, o que ajuda na hora de decidir se você vai ler mais um. Achei a dedicatória do autor simples e fofa.

Sinopse
"Pat Peoples, um ex-professor de história na casa dos 30 anos, acaba de sair de uma instituição psiquiátrica. Convencido de que passou apenas alguns meses naquele “lugar ruim”, Pat não se lembra do que o fez ir para lá. O que sabe é que Nikki, sua esposa, quis que ficassem um "tempo separados". Tentando recompor o quebra-cabeças de sua memória, agora repleta de lapsos, ele ainda precisa enfrentar uma realidade que não parece muito promissora. Com seu pai se recusando a falar com ele, sua esposa negando-se a aceitar revê-lo e seus amigos evitando comentar o que aconteceu antes de sua internação, Pat, agora um viciado em exercícios físicos, está determinado a reorganizar as coisas e reconquistar sua mulher, porque acredita em finais felizes e no lado bom da vida. 

À medida que seu passado aos poucos ressurge em sua memória, Pat começa a entender que "é melhor ser gentil que ter razão" e faz dessa convicção sua meta. Tendo a seu lado o excêntrico (mas competente) psiquiatra Dr. Patel e Tiffany, a irmã viúva de seu melhor amigo, Pat descobrirá que nem todos os finais são felizes, mas que sempre vale a pena tentar mais uma vez.

Um livro comovente sobre um homem que acredita na felicidade, no amor e na esperança."
Personagem(ns) Principal(is)
Pois bem, o protagonista do livro é Patrick Peoples, ou simplesmente Pat. Um homem gordo obeso de 34 anos, com transtornos mentais. Pat se torna um viciado em exercícios físicos e tchanran! vira o Bradley Cooper. Pausa dramática. Outra personagem principal mas não tão principal assim (oi?) é Tiffany. Tiffany é outra maluca também tem transtornos mentais, é viúva e é descrita por Pat como "alguns anos mais velha que eu, mas tem um corpo esbelto e um cabelo preto comprido e sedoso". O livro também conta com personagens bastante citados/importantes como Nikki, os pais de Pat, Jake (irmão de Pat) Danny e Ronnie (amigos de Pat), Verônica (mulher de Ronnie) e Dr. Cliff Patel (terapeuta de Pat) entre outros.

Enredo, Escrita e História:
A história do livro se passa em tempos atuais e gira em torno de Pat (CÊ JURA???). A leitura do livro é bem leve, fácil e possui muitas ideologias inspirativas, contudo, uma coisa pode irritar algumas pessoas:  repetição. Explico: como o livro é narrado em primeira pessoa e Pat tem transtornos mentais, nada mais justo então que, para não fugir a narrativa, o autor fosse fiel ao problema de Pat. Genial!
Uma frase sobre Pat: ele vai te cativar. A história é completamente amável, porque Pat É uma pessoa amável. É o tipo de personagem que te faz soltar "OOWNNN's" a torto e a direito. Eu diria que é praticamente impossível não gostar dele. Ele é amigável, gentil, educado e tem um coração que eu não consigo descrever com outras palavras senão: de ouro. Pat é um torcedor de futebol fanático (E-A-G-L-E-S: EAGLES! gente, ele repete isso um trilhão de vezes) e é um grande leitor (Se você ainda não leu O grande Gatsby, pretende ler e não gosta de spoilers, deixe pra ler O Lado Bom da Vida depois porque, Pat conta o final do livro filho da mãe!!!). No começo do livro, Pat está morando na clínica psiquiátrica que ele descreve como "o lugar ruim" e sua mãe o tira de lá. Durante a leitura, a gente vai conhecendo um pouco de Nikki  esposa de Pat, e entende como e porque aconteceu aquela coisa toda do "tempo separados" que foi citado lá em cima na sinopse e já adianto, que é esse o motivo pelo qual Pat foi parar lá na instituição psiquiátrica. É através dessa questão que o livro é desenvolvido e à medida que você lê, você formula N teorias sobre (amo forte).
Com essa volta pra casa, Pat reencontra um casal de amigos (Ronnie e Verônica) que o apresentam a Tiffany, durante um jantar na casa deles. Preciso falar: eu fiquei confusa achando que a Nikki era interpretada pela Jenniffer, mas não, Jenn interpreta a Tiff. Tiffany é adoravelmente desastrada e persegue Pat por um tempo (huahuahua, impossível não rir nessa parte). A relação de amizade deles dois começa meio confusa: eles não se gostam, mas, gostam da presença um do outro (confuso, eu falei). A partir daí, eles vão ficando cada vez mais próximos e vão desenrolando várias situações (até um concurso de dança). No decorrer da leitura, ficamos sabendo o porque Tiffany também é transtornada e o último capítulo é daqueles perfeitos que fazem chorar. Ah, o livro também mostra algumas cartas e só lendo pra saber de quem/para quem são. O enredo tem trama, é dinâmico, envolvente e emocionante. 
Recomendo com amor no coração.
Ainda não assisti o filme (shame on me), mas assim que assistir, volto aqui pra fazer resenha e comparar.

Trechos e Citações
"Digo a ele que gostei da sala e conversamos sobre meu gosto por nuvens e sobre como a maioria das pessoas perdeu a habilidade de ver o lado bom das coisas, embora a luz por trás das nuvens seja uma prova quase diária de que ele (o lado bom) existe."
"A vida é escrota, aleatória e arbitrária, até que se encontre alguém que faça tudo isso fazer sentido, mesmo que apenas temporariamente."
"Você precisa saber que são suas ações que fazem de você uma boa pessoa, não sua vontade."
"Você precisa fazer tudo o que pode e, se, se manter positivo, você terá uma chance."
"Estou praticando ser gentil em vez de ter razão."
"Eu amo você. Soube no minuto em que a conheci. Desculpe se demorou muito para eu perceber."
 Enfim, poderia passar dias anos colocando citações aqui.

Agora é a parte de amor ou ódio: spoilers. Se você quer lê, prossiga.

Spoilers

  • Nikki é, na verdade, ex mulher de Pat. Ela o traiu com um colega de trabalho deles, que Pat odiava. Pat foi parar na clínica psiquiátrica por conta disso (ele pegou os dois no flagra, tomando banho juntinhos em sua própria casa e bateu muito no cara). Só que ele esquece disso e se lembra nos meados do livro.
  • Pat briga com um idiota num jogo dos Eagles. Fiquei tensa achando que ele ia voltar pro lugar ruim por causa disso.
  • Tiffany é viúva, e, pasmem, ninfomaníaca. Ela e o marido eram atletas do sexo (huahuahua) e um dia ela propõe que eles desacelerem o ritmo e eles brigam. O marido morre num acidente de carro depois dessa briga, ela fica transtornada e aí começa a sua compulsão por sexo: ela transa com muitos homens (chega até a se prostituir) pra ter a sensação de estar próxima do marido, porque ela se sente culpada pela sua morte.
  • Pat nunca fala cara a cara com Nikki durante o livro. Na verdade ele só a vê quase no final, mas ela não o vê, porém ele recebe cartas dela. Também rola cartinha de Tiffany.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante pra mim!