20 de maio de 2014

Resenha: A Maldição do Tigre

Título Original – Tiger’s Curse
Autor – Colleen Houck
Trilogia/Saga/Série – Sim, saga (#1)
Nº de Páginas – 352 (344 páginas mais 08 com o trecho do livro sequente)
Editora/Edição/Ano – Arqueiro/No meu livro não tem especificando qual é a edição, mas acredito que seja a primeira/2011
Gênero – Ficção Americana/Romance Épico/Magia e Aventura
Filme – Não (mas há especulações)
"Você arriscaria tudo para salvar seu grande amor?”

A Maldição do Tigre não foi um livro que eu planejei comprar. Entrei nas Americanas e enquanto esperava na fila, vi o livro em promoção. A capa preço me chamou atenção, e meu fascínio por tigres me fez comprar. Li todo em um dia, passei na Saraiva e comprei o segundo e o terceiro e, ganhei o quarto do meu namorado ().
Características Físicas do Livro
A Maldição do Tigre tem um design de capa que eu acho bem bonito. Uma coisa meio delicada e exótica, que condiz muito com a história do livro. A foto de capa é um tigre branco, que representa o Ren: um dos personagens principais do livro. As cores são lindas, suaves e vibrantes ao mesmo tempo e ele tem detalhes perolados. O título do livro é em auto- relevo, com uma pegada indiana e a foto tem uma marca d’água com detalhes, também, indianos.
 
A lombada é bem bonita e na minha opinião, à medida que você vai completando os livros da série, a coleção fica linda. É nela que se encontra a numeração do(s) livro(s), além do título,autor e editora (que já é de praxe). O livro é em brochura e na orelha frontal, encontramos um trecho do livro e uma breve explicação sobre ele.Na orelha do fundo, a continuação dessa explicação e uma breve biografia da autora. O livro é em tamanho normal e não existe versão pocket dele (pelo menos ainda não). Curiosidade: o livro foi lançado primeiramente como e-book.
Considerações Importantes
A narração do livro é feita por uma das personagens, a Kelsey. Os capítulos são numerados e titulados. Deixo aqui minha eterna gratidão com esse tipo de “capitulização” hauhauhua, essa palavra existe? porque eu sou do tipo de pessoa que gosta de reler capítulos e quando estes são numerados fica mais fácil de lembrar. Assim, não dá pra dividir opiniões, agrada a todos. A dedicatória é fofa e se eu fosse uma das Lindas, choraria. No final do livro, depois do epílogo e agradecimentos, encontramos o prólogo do livro seguinte (todos os livros que eu tenho da Arqueiro são assim). Ah! O livro também tem alguns poemas e sonetos de autores como Shakespeare e dos personagens.

Sinopse
Kelsey Hayes perdeu os pais recentemente e precisa arranjar um emprego para custear a faculdade. Contratada por um circo, ela é arrebatada pela principal atração: um lindo tigre branco. Kelsey sente uma forte conexão com o misterioso animal de olhos azuis e, tocada por sua solidão, passa a maior parte do seu tempo livre ao lado dele. O que a jovem órfã ainda não sabe é que seu tigre Ren é na verdade Alagan Dhiren Rajaram, um príncipe indiano que foi amaldiçoado por um mago há mais de 300 anos, e que ela pode ser a única pessoa capaz de ajudá-lo a quebrar esse feitiço. Determinada a devolver a Ren sua humanidade, Kelsey embarca em uma perigosa jornada pela Índia, onde enfrenta forças sombrias, criaturas imortais e mundos místicos, tentando decifrar uma antiga profecia. Ao mesmo tempo, se apaixona perdidamente tanto pelo tigre quanto pelo homem. A maldição do tigre é o primeiro volume de uma saga fantástica e épica, que apresenta mitos hindus, lugares exóticos e personagens sedutores.

Personagens Principais
Como eu falei, a história é contada por Kelsey Hayes. Kells (apelido que ganhou de Ren) é órfã, ela perdeu os pais num acidente de carro. A personagem poderia ser qualquer um de nós: ela é uma estudante a procura de uma experiência (estágio), é meio desajeitada e um tanto desastrada (me identifiquei). Ela completa o 18º aniversario no decorrer do livro.
Dhiren Rajaran é outro personagem principal do livro. Dhiren ou Ren, é um príncipe indiano com mais de 350 anos, que foi amaldiçoado por um grande mago e vive aprisionado na forma de um tigre, juntamente com seu irmão, Kishan. Sohan Kishan Rajaran, é irmão mais novo de Ren (eles têm pouco tempo de diferença de idade). Ren e Kishan, ironia pra variar e sair do óbvio /ironia, são bonitões, ricos e educados. Kelsey os descreve como “Ambos eram bonitos e exibiam a mesma postura majestosa. Tinham a mesma altura, mas, enquanto Ren era magro e musculoso, o irmão era mais forte, com braços mais poderosos.” Bom, os dois são indianos e uma característica marcante que eles possuem, é que diferentemente da sua etnia, Ren tem olhos azuis e Kishan, dourados com pontos cor de cobre. Importante: Ren é um tigre branco, já Kishan, um tigre preto. Outro personagem bem importante para a história é o Sr. Kadam.

Enredo, Escrita e História
Bom, pela sinopse já dá pra ter uma ideia sobre como é a história. Parece um tanto clichê: o mocinho lindo e com muitos zeros na conta bancária, que se apaixona pela menininha desajeitada e blá blá blá. Mas uma coisa me surpreendeu: a trama. Eu acho a Índia um país fantástico, com toda a sua cultura e diversidade e isso é bastante abordado no livro. Fala-se muito sobre as suas tradições, e dá pra aprender várias palavras e frases em hindu. O livro é bem rico, no que se trata de informações sobre o local onde acontece a história. Fiquei sabendo cobre a história de Durga, profecias interessantíssimas e conheci cidades indianas.
A maldição é bem bolada e apesar do clichê presente na história, não é nada provável. O desenrolar sobre ela é bastante interessante e ao passo que eu lia, mas vontade eu tinha de ler. O livro tem muito romance e a história é meio complexa, e, se não prestar atenção você se perde. O enredo é cheio de detalhes e acho que a escritora amadureceu bastante a escrita ao decorrer da narrativa. O livro tem uma pegada atual e clássica (os tigres são bem conservadores mas são antenados na moda, por exemplo), e os momentos amorzinho são bem fofos.
Uma coisa que me irrita bastante e me faz desistir de ler ficção com romance é: a mocinha é super inteligente, consegue desvendar várias coisas, mas ela não consegue ver o que está na frente dela: o cara a ama. Sério, tenho asco disso desde Bela e Edward.
Afora isso, a leitura é bem interessante.

Trechos e Citações
 Não me permitira amar ninguém novamente porque temia que essa pessoa fosse tirada de mim outra vez
Asambhava. Não vou deixar você.”
“Regra número dois: Se seu inimigo não puder lutar, então a guerra acabou.”
“O que eu sentia por ele parecia complicado demais para definir, mas logo se tornou óbvio para mim que a emoção mais forte que eu sentia, a que estava agitando meu coração, era… amor.”
Aap ke liye”. Pelo se bem, qualquer coisa.”
“Eu não me meto em confusões. Elas é que me perseguem.”
A partir daqui, começa a parte amor ou ódio. Se você quer ler spoilers, continue.
Spoilers
  • Kells, Ren e Kishan formam um triângulo amoroso.
  • Kishan rouba um selinho dela e Ren vê a cena.
  • Lokesh não consegue encontrá-los. Ainda
  • Kelsey vê Ren e Kishan caçando e fica assustada
  • Kishan faz um breve resumo da história entre ele, Ren e Yesubai.
  • Ela volta pra casa no final. Mesmo amando o Ren, ela o abandona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante pra mim!