24 de janeiro de 2012

Feliz por Nada: Martha Medeiros

Feliz por Nada é de autoria da escritora brasileira Martha Medeiros.
Não acho que seja possível alguém não ter ouvido pelo menos uma vez na vida falar sobre ela, mas mesmo assim não custa nada fazer um resuminho:
Martha é de Alagoas, leonina de 20 de agosto, tem 50 anos, se formou em publicidade, mas deixou a profissão pra se dedicar a escrita. Hoje em dia, Martha é colunista do jornal O Globo no Rio de Janeiro.
Martha tem 20 obras publicadas, entre elas Divã que foi adaptado para série de Tv, com Lilia Cabral interpretando Mercedes, a protagonista e Tudo O Que Eu Queria Te Dizer, adaptado para teatro, com Beatriz Nogueira no elenco principal.

Feliz por Nada, é uma crônica e foi eleito o livro de não ficção mais vendido do ano passado, pelas revistas Época, Veja e pelo jornal O Globo.

Sinopse: "Dentro de um abraço é sempre quente, é sempre seguro. Dentro de um abraço não se ouve o tic-tac dos relógios e, se faltar luz, tanto melhor. Tudo o que você pensa e sofre, dentro de um abraço se dissolve.” É com a força transformadora de um abraço que Martha Medeiros abre este novo livro de crônicas e é com a mesma singeleza e olhar arguto para o cotidiano que a escritora ilumina algumas das questões mais urgentes do século XXI. A destacada romancista, cronista e poeta, que já teve obras adaptadas para o cinema, para a tevê e para o teatro, fala aos leitores com a sinceridade de um amigo e materializa as angústias e os anseios da sociedade pós-tudo, que vive acuada sob o grande limitador do tempo. Nesta coletânea de mais de oitenta crônicas, Martha Medeiros aborda temas muito diversos e ao mesmo tempo muito próximos do leitor. A autora tem o dom para aproximar assuntos por vezes fugidios – como é próprio do cotidiano – de questões universais, como o amor, a família e a amizade, e criar lugares de reconhecimento para o leitor, como ao falar de Deus, dos romances antigos e novos, da mulher, de escritores e cineastas que são imortais, de se perder e se reencontrar, do que a vida oferece e muitas vezes se deixa passar. “Feliz por nada”, afirma Martha Medeiros, é fazer a opção por uma vida conscientemente vivida, mais leve, mas nem por isso menos visceral. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante pra mim!